quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Assunção a caminho da IV Conferência Nacional InfantoJuvenil pelo Meio Ambiente

A Escola  Jaime Ferreira Tavares , realizou a IV Conferência  Nacional InfantoJuvenil pelo Meio Ambiente, onde alunos dialogaram sobre como transformar a escola em um espaço educador sustentável . A Conferência foi Coordenada pela Gestão escolar e supervisão pedagógica no qual foi apresentado dois projetos, sendo eleito o Projeto, Escola, Desenvolvimento Sustentável dos alunos do 8º e 9º ano, orientado pela professora Janaina de Souza Neto Nóbrega.
Nos dia 04 e 05/11/2013, ocorreu o encontro dos delegados eleitos nas conferências municipais escolhidos pela Comissão Organizadora Estadual, e a aluna Alessandra Tavares, representante da Escola Jaime Ferreira Tavares de Assunção PB, foi uma das escolhidas a participar da IV Conferência Infantojuvenil  pelo Meio Ambiente Nacional – CNIJMA , que terá como tema : Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis e objetivo geral fortalecer a educação ambiental nos sistemas de ensino, propiciando atitude responsável e comprometida da comunidade escolar com a questão socioambiental locais e globais com ênfase na participação social e nos processos de melhoria da relação ensino-aprendizagem, em uma visão de educação para a diversidade, inclusiva e integral. A Conferência Nacional será o encontro de aproximadamente 700 delegados e delegadas, entre 11 e 14 anos, que já debateram o tema em suas escolas, nas Conferências Municipais e nas Conferências Estaduais. Esses jovens irão aprofundar a temática, socializar os projetos, participar de oficinas temáticas.












PROJETO ESCOLA, DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
IV CONFERÊNCIA NACIONAL INFANTO - JUVENIL PELO MEIO AMBIENTE
TEMA: ESCOLA, DESENVOLVIMENTO E SUSTENTÁBILIDADE
ESCOLA MUNICIPAL JAIME FERREIRA TAVARES
PROFESSORA: JANAINA DE SOUZA NETO NÓBREGA
GESTORA: DIANA NÓBREGA
INTRODUÇÃO
Até pouco tempo atrás, se cogitava a ideia que a Terra era um elemento a ser explorado, e como tal o homem poderia retirar seus recursos sem controle, afetando sua biodiversidade, sem pensar nas consequências que esse uso desacelerado poderia causar ao planeta Terra. Sem se preocupar apenas com a sua subsistência o homem começou a explorar os ecossistemas descontroladamente sem pensar que esses recursos um dia iriam acabar.
Vivemos em um planeta interligado onde os ecossistemas se ligam por cadeias, no entanto, não podemos pensar individualmente e sim coletivamente, estamos invadindo diariamente ambientes antes desabitados pela espécie humana, tiramos mais recursos da natureza do que depositamos sem pensar que a falta desses recursos afetaram a nossa qualidade de vida.
Para garantir o bem-estar do planeta Terra e da humanidade, faz-se necessário pensar e agir de maneira diferente, da o primeiro passo é essencial e a escola é o local apropriado para levantar opiniões e ideias de como esse passo pode ser dado. Atualmente o termo sustentabilidade se torna cada vez mais presente na nossa vida, haja vista, que engloba os conceitos sociais e econômicos, onde ações diárias podem fazer a diferença para o ambiente a qual estamos inseridos. Onde a coleta seletiva, a horta escolar, a compostagem de resíduos orgânicos, consumir o que é necessário, economizar água e energia, minimizar o uso dos recursos renováveis e não renováveis, reutilizar, reciclar, refazer e reinventar estão entre esses primeiros passos.
O presente estudo trata sobre: Escola, desenvolvimento e sustentabilidade, o qual irar desenvolver ações que favoreça o meio ambiente através de um desenvolvimento sustentável onde os alunos serão peças fundamentais neste processo de transformação que tanto o ambiente necessita.
Para estimular o desenvolvimento desse projeto iremos estimular nossos alunos oferecendo oportunidades através de ações que os levem a por a mão na massa, onde possam opinar e conduzir as atividades para que juntos possamos tornar e fazer da nossa escola uma escola sustentável, através da reciclagem dos resíduos sólidos e orgânicos, implantado a coleta seletiva na escola, a horta suspensa reutilizando canos e arames e a terrestre com a reciclagem de pneus, baldes, bacias e garrafas pets.
Desta forma, acredita-se que este projeto vai mudar hábitos que ferem o meio ambiente, provocar discussão e aprimorar conhecimento sobre a problemática em questão, buscando soluções viáveis para que a nossa escola cresça sem degradar o meio ambiente favorecendo a sustentabilidade e o crescimento participativo dos nossos educandos.
OBJETIVOS:
 Objetivo geral:
 Implantar na nossa escola, o desenvolvimento sustentável através de ações que minimizem os problemas que afetam o meio ambiente, adotando mecanismo que busque integrar a escola a família e a sociedade nesse processo.
 Objetivos específicos:
 Ensinar aos nossos alunos a consumir de forma consciente, produzindo menos lixo;
 Realizar aulas que estimulem os alunos a sentir: a Terra e os elementos que nela estão inseridos;
 Conscientizar a comunidade escolar e a sociedade a importância dos cuidados com o elemento Terra;
 Mobilizar os alunos, a família e a sociedade para reduzir, reciclar, reutilizar todo o lixo;
 Realizar a coleta seletiva na escola incentivando o nosso alunado a realizar essa mesma prática em casa;
 Utilizar os materiais da reciclagem na fabricação de brinquedos para os alunos do 1° ao 3º ano;
 Fabricar: Sabão com óleo de cozinha usado tanto na casa dos alunos como na escola;
 Levar os alunos a perceberem que nem tudo que esta no lixo é lixo;
 Implantar uma horta escolar;
 Reutilizar a luz solar nas nossas salas de aula, através da implantação de fontes de calor do sol;
 Criar a caixa boca de lobo onde os alunos irão depositar os materiais trazidos de casa;
 Incentivar os alunos dos anos finais: Fundamental I e II oferecendo uma parte dos resíduos coletados para gerar renda para sua confraternização no final do ano;
 Confeccionar a compostagem com os resíduos orgânicos;
 Incentivar a arborização na nossa cidade.
JUSTIFICATIVA
A criança e o adolescente de hoje, precisa ter ciência do que esta acontecendo a sua volta coloca-lós a par do que esta acontecendo com o meio ambiente é o nosso dever, haja vista, que somos multiplicadores de opiniões. Para isso torna-se necessário começarmos a analisar como é tratado o tema meio ambiente na nossa escola, isto é, termos ciência do que podemos fazer para sensibilizar os alunos a realizarem práticas que minimizem as ações que levam o meio ambiente a degradação.
É necessário estarmos atentos e termos percepções, sociais, ambientais e culturais e deixamos nosso alunado consciente que fazemos parte do planeta Terra e como seres racionais que somos devemos zelar, proteger e preservar o meio no qual vivemos. Devemos fomentar no nosso alunado o desejo de participar de ações que valorizem o meio ambiente, chamando a atenção para o consumo, desmatamento, a produção exagerada de resíduos, queimadas entre outros fatores que levam o ambiente a mazela.
Na nossa cidade a degradação ambiental não é diferente, as ocorrências de degradação ambiental ocorrem constantemente como em outras cidades paraibanas, nordestinas e brasileiras não dispomos de aterro sanitário nossos resíduos sólidos são jogados a céu aberto em um terreno municipal, os desmatamentos e a retirada de minerais do solo são frequentes. Por isso busquei juntar forças com a comunidade escolar para que juntos possamos tornar a nossa escola um espaço sustentável, onde possamos ensinar o nosso alunado a expandir o que aqui aprendeu em casa e na sociedade gerando meios para transformar ideias com perspectivas positivas e ativas.
O presente estudo trata sobre: Escola, Desenvolvimento e Sustentabilidade, sendo o seu objetivo principal sensibilizar a comunidade escolar a praticar a coleta seletiva e reutilizar os resíduos valorizando os elementos Ar, Água, Terra e Fogo que são tão essências a vida no planeta Terra. Iremos priorizar a valorização do elemento Terra, no entanto torna-se impossível estudar a Terra sem falarmos sobre os demais elementos, pois a Terra participa de todos os desgastes aos quais os demais elementos estão inseridos.
Como base iremos analisar o conhecimento prévio dos alunos sobre a temática e depois promover momentos de sensibilização e preservação. A fim de contribuir para uma
Educação ambiental e sustentável no nosso município, de forma interdisciplinar assegurando ao nosso alunado conhecimentos para assumir responsabilidade pessoal e social. Já que um dos fatores que favorecem a degradação ambiental é a falta de informação, a escola deve dar exemplo coerente, permitindo aos alunos diálogos, palestras, oficinas e momentos informativos para uma melhor obtenção de conhecimento.
METODOLOGIA
 Tipo e Local de Estudo
Esse projeto trata-se de uma abordagem educativa, do tipo quantitativo e qualitativo para propor aos alunos da Escola Jaime Ferreira uma descoberta de conhecimentos e valores sobre o elemento Terra, possibilitando a analise da incidência dos descasos cometidos pelos seres humanos a esse elemento.
 Processamento
Participarão deste projeto toda a comunidade escolar (alunos, professores, supervisão, gestora escolar e funcionários) cada um exercendo uma função especifica.
 Os alunos do Fundamental I irão plantar e manter a limpeza da horta.
 Os alunos do Fundamental II irão preparar o local da horta e confeccionar os condutores de energia solar.
 Os alunos dos 9º ano utilizaram seus conhecimentos físicos e químicos na fabricação do sabão.
 Os alunos da EJA farão a compostagem a ser utilizada na horta.
 Os funcionários darão apoio na realização das atividades.
 Os professores e a supervisão auxiliarão no apoio teórico e nortearam a realização das atividades.
 A gestão escolar ficará junto com a idealizadora do projeto tem a função de organizar o espaço escolar para realização do mesmo.
OBS: Todos os alunos realizarão a coleta dos resíduos.
DESENVOLVIMENTO
 Pesquisas bibliográficas;
 Visita In loco a ambientes degradados pelo homem;
 Palestras: que relatem o elemento Terra do município ontem e hoje;
 Vídeos;
 Oficinas;
 Caminhadas;
 Arborização;
 Divulgação dos trabalhos na família e na sociedade buscando parcerias.
RECURSOS
Recursos multimídias:
 TV, DVD, CDs, aparelho de som, data show, vídeos, computador, internet.
Recursos humanos:
 Textos didáticos e paradidáticos;
Recursos materiais:
 Quadro branco, lápis, tesouras, cola quente, resíduos sólidos e orgânicos entre outros.
Recursos naturais:
 Ar, água, Terra, energia solar, mudas de árvores e sementes.
INTERDISCIPLINARIDADES
Arte: Oficinas confecção de brinquedos.
Português e Inglês: Levantamento bibliográfico, produção textual e interpretação.
História: Impactos ocasionados ao elemento Terra pela Revolução Industrial.
Geografia: Consumismo
Matemática: Economia sustentável.
Ciências: Recursos naturais e Resíduos.
Educação Física: Caminhada e jogos que leve os alunos a valorizar e perceber os elementos ar, Terra, fogo e água.
Ética: Sensibilizar os alunos sobre os malefícios da degradação ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário